Os últimos anos viram surgir uma série de gravações e edições da música colonial brasileira, esforços que, embora notáveis, têm focalizado em sua esmagadora maioria a música sacra e vocal. Este projeto apresenta o panorama brasileiro no campo da música instrumental e profana durante os séculos XVII e início do XVIII, a partir de obras resgatadas de fontes portuguesas com um claro vínculo com o Brasil e a população afro-brasileira--vínculo este que é demonstrado pelas características instrínsecas do repertório, assim como por fatores externos, como a menção de obras musicais específicas em poesias de Gregório de Mattos e a citação de instrumentistas afro-brasileiros em obras histórico-biográficas do período. 

A importância deste projeto, portanto, reside não apenas no ineditismo de tratar-se do resgate de um repertório de música instrumental praticado no Brasil em data tão recuada, mas também pela importante conexão com a cultura africana e afro-brasileira dos séculos passados. 

O caráter educativo do projeto é salientado pelo fato de preencher vazios importantes na história da música brasileira, de facilitar ao músico e ao pesquisador da cultura brasileira o acesso às fontes através da antologia e de sua realização sonora nas gravações e concertos, e de fornecer material de pesquisa e referências no encarte
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