Departamento de Artes da UFPR Revista Eletrônica de Musicologia Vol. 4/Junho de 1999 Sinopses Editorial/Home
A Música Concreta RevisitadaUma reavaliação da musique concrète, compreendendo contextualização histórica, sinopse crítica e interpretação do percurso de Pierre Schaeffer, dos Études de bruits (1948) a Traité des objets musicaux (1966). As Variations pour une porte et un soupir (1963) de Henry são apresentadas como emblemáticas do procedimento concreto.
Uma Demonstração da Reflexão Debussysta Sobre o Pós-TonalismoTomando como objeto de estudo o já bem conhecido Prelúdio I para piano, intitulado "Ce qu'a vu le vent d'Ouest", pretendo contribuir com estas breves anotações para o debate sobre a visão pós-tonalista de Debussy e sua pertinência histórica. Ademais, proporciono algumas informações sobre as suas estratégias visando a incorporação das idiossincrasias pianísticas na realização da forma.
De Alexandria a Babel - Bibliotecas Virtuais e Pesquisa em MúsicaUma reflexão acerca da importância e dos recursos apresentados na Internet relacionados à pesquisa em música.
ResenhaCarlos Palombini comenta o CD doSegundo Simpósio Brasileiro de Computação e Música.