Departamento de Artes da UFPR
Revista Eletrônica de Musicologia
Vol. 4/Junho de 1999
Sinopses
Editorial/Home
 


A Música Concreta Revisitada

Uma reavaliação da musique concrète, compreendendo contextualização histórica, sinopse crítica e interpretação do percurso de Pierre Schaeffer, dos Études de bruits (1948) a Traité des objets musicaux (1966). As Variations pour une porte et un soupir (1963) de Henry são apresentadas como emblemáticas do procedimento concreto.


Uma Demonstração da Reflexão Debussysta Sobre o Pós-Tonalismo

Tomando como objeto de estudo o já bem conhecido Prelúdio I para piano, intitulado "Ce qu'a vu le vent d'Ouest", pretendo contribuir com estas breves anotações para o debate sobre a visão pós-tonalista de Debussy e sua pertinência histórica. Ademais, proporciono algumas informações sobre as suas estratégias visando a incorporação das idiossincrasias pianísticas na realização da forma.


De Alexandria a Babel - Bibliotecas Virtuais e Pesquisa em Música

Uma reflexão acerca da importância e dos recursos apresentados na Internet relacionados à pesquisa em música.


Resenha

Carlos Palombini comenta o CD doSegundo Simpósio Brasileiro de Computação e Música.